As família de Igrejas Evangélicas Acção Bíblica são fruto de um movimento de “despertamento espiritual” no País de Gales, Reino Unido, entre 1903 e 1906.
Na sequência da sua consagração e serviço, Hugh Edward Alexander muda-se para a Suíça (para casa de familiares) e onde desenvolve um trabalho extremamente abençoado que leva à fundação de um movimento de divulgação da esperança e salvação em Jesus Cristo. A esta Obra chamou-se Aliança Bíblica (mais tarde Acção Bíblica).
Mais tarde é criada a primeira escola bíblica, e marcado pelo grande empenho na distribuição e entrega das Escrituras, cria-se uma Sociedade Bíblica responsável pela impressão de bíblias e outros materiais para suportar a divulgação do Evangelho. Consequentemente, são abertas as “Casas da Bíblia”, onde estes materiais eram armazenados. Mais tarde são também abertas novas escolas bíblicas.
Só entre 1924 e 1940, face à enorme quantidade de novos convertidos, alunos das escolas bíblicas e missionários, surge a necessidade de uma estrutura de igreja para acolher aqueles que não se identificavam com o ensino de outras igrejas locais.
Grande parte dos missionários partem da Suíça (onde estava localizada a primeira escola bíblica) e a Acção Bíblica estende-se como actividade missionária à vizinha França, a Itália, à Espanha e a Portugal. No Continente Africano, Marocos mas sobretudo às nações de expressão francesa (zona equatorial ocidental). E na América do Sul, ao Brasil e Bolívia.
Hoje a família de igrejas da Acção Bíblica está representada na Suíça, França, Itália, Portugal, Costa do Marfim, Bolívia e Brasil.
O trabalho missionário da Acção Bíblica em Portugal tem início em Novembro de 1923, através do trabalho de Samuel Matthey. E em Agosto de 1926 começa o primeiro culto publico em Lisboa.
Apesar de já não existir uma Casa da Bíblia em Portugal, esse trabalho continua na Europa, em África e na América do Sul.
Deixamos abaixo uma breve cronologia da nossa História, mas a página Hugh Alexander, dedicada à vida do homem que fundou o trabalho da Acção Bíblica, tem informação mais detalhada.
- 1884. Nascimento, na Escócia, de Hugh Edward Alexander, fundador da Acção Bíblica.
- 1901. Conversão de H. E. Alexander.
- 1904-1906. H.E. Alexander passa dois anos no Instituto Bíblico de Glasgow, na Escócia (Bible Training Institute). O reavivamento do País de Gales repercute-se em Glasgow e atinge H. E. Alexander.
- 1906-1913. H.E. Alexander mora com uma tia em Cologny, perto de Genebra.
- 1907. Primeiras campanhas de evangelização na França: Haute-Loire, Gard, País de Montbleliard.
- 1907-1911. Trabalho com crianças, reunindo até 500 crianças no “Salão Central” de Genebra.
- 1910. Começo dos cursos bíblicos na região do Lago Lemano.
- 1911. Primeira edição do hinário “Cânticos de Vitória” parcialmente traduzido das composições de Moody e Sanker. Os hinos compostos por H. E. Alexander são dinâmicos e populares.
- 1913. Começo de um reavivamento na Suíça francesa. Deus abençoa as campanhas de evangelização de H.E. Alexander. Em La Chaux de Fonds, reunião de 3000 pessoas; em Nêuchatel, evangelização durante várias semanas.
- 1914. Primeira edição da revista “Le Temoin” (A Testemunha), jornal da Aliança Bíblica.
- 1916. Publicação da brochura intitulada “Icabode” (foi-se a Glória de Israel, cf I Samuel 4:1-22) denunciando o liberalismo teológico.
- 1919. Abertura da Escola Bíblica de língua francesa, no Ried sob Bienne. O primeiro ano acolhe 12 alunos, o segundo 24; em 1924 já havia 64 alunos. Sucedem-se cinco cursos no Ried. Numerosos alunos estabelecem-se no estrangeiro, com a sua profissão, para ali testemunhar da sua fé.
- 1924. Detenção de H. E Alexander por algumas horas em decorrência de acusações difamatórias, mas logo as autoridades e a imprensa o libertam.
- 1925. Abertura da Casa da Bíblia de Paris (o comissário Peyron, do Exército da Salvação, tem a ideia de chamar “Casa da Bíblia” ao depósito de Bíblias). Antes da segunda guerra mundial Deus dá muitas oportunidades de difundir a Bíblia:
- Venda de 11.000 Bíblias na Exposição Colonial de Paris (1931).
- Venda de 4.500 Bíblias na Exposição Internacional (1937) e mais de 14.000 Bíblias nas grandes avenidas de Paris.
- 1926 Começo de um trabalho missionário na região de Lisboa e no Sul de Portugal.
- 1926. Decisão de construir uma escola bíblica em Cologny. Abertura da Casa da Bíblia na cidade de Genebra.
- 1928. Abertura da Escola Bíblica de Genebra no “Le Roc”, em Cologny, com 30 alunos para o sexto curso.
- Vários obreiros são mandados para diversos campos missionários: Itália, Jugoslávia, Espanha, Portugal, Norte da África, Egipto, Líbano, Índia, Ásia Central. Propagação das Santas Escrituras, pregação do Evangelho, estudos bíblicos e reuniões de oração.
- 1930. Fundação da “Milícia da Acção Bíblica”, hoje é a “Juventude da Acção Bíblica“, primeiro acampamento para adolescentes na França.
- 1932. Abertura de um depósito das Sagradas Escrituras no Brasil que se torna a Casa da Bíblia em 1938.
- 1932-1933. Abertura das Casas da Bíblia de Zurique, Génova, Casablanca e Orã.
- 1936. Compra da casa “des Echenaz” em Les Contamines, nos Alpes de Haute Savoie (França), para abrigar os acampamentos da juventude.
- 1940. Fundação da Sociedade Bíblica de Genebra. Começo da impressão e da edição das Sagradas Escrituras.
- 1941-1945. Propagação de 200.000 Bíblias na França, ocupada pelos exércitos nazis. Impressão da Bíblia Schlachter (em alemão).
- 1943. Compra do Berghaus em Isenfluh (nos Alpes suíços), para acampamentos de jovem e cursos bíblicos.
- 1944. Fundação dos Portadores de Armas (jovens de 18 a 25 anos)
- 1951. Mudança da livraria brasileira para o centro de São Paulo; ponto de partida para a fundação de várias Casas da Bíblia e igrejas no Brasil.
- 1954. Impressão da Bíblia italiana.
- 1957. Partida para a pátria celestial de Hugh Edward Alexander, com 73 anos.
- 1959. Começo do trabalho na Costa do Marfim.
- 1960. Trabalho missionário no Senegal (África) ate 1984.
- 1974. Compra e renovação de uma casa em Pradella/Schuls (na Suíça alemã), para acampamentos de jovens.
- 1960-1990. Desenvolvimento dos três ramos da Acção Bíblica:
- Escola Bíblica de Genebra (IBG).
- Sociedade Bíblica de Genebra (SBG).
- Igrejas e trabalhos missionários. Estruturação das igrejas segundo o modelo bíblico.
- Actualmente a Acção Bíblica tem cerca de cinquenta igrejas: Suíça – França – Itália – Portugal – Costa do Marfim – Bolívia – Brasil – S. Tomé e Príncipe.
- Existem também Casas da Bíblia em 3 continentes: Europa – África – América do Sul.